Dia mundial do Backup (Cópia de Segurança)

blank

O Dia Mundial do Backup (Cópia de Segurança) realiza-se a 31 de março.

O que faria se perdesse toda a sua informação mais importante?

Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup. A data convida as pessoas a fazerem cópias de segurança, recordando a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica.

O QUE É UM BACKUP?

dia mundial do backup

Um backup é uma cópia de segurança de todos os seus ficheiros importantes — por exemplo, fotos da família, vídeos pessoais, documentos, emails ou qualquer outro tipo de informação em suporte digital.

Em vez de guardar tudo num só dispositivo (como o seu computador), essa cópia deve ser guardada num lugar seguro, preferencialmente diferente da localização onde se encontra a informação original. Dessa forma estará também a antever algum eventual desastre maior que também acontece…

MAS PORQUE É QUE EU DEVO FAZER UM BACKUP?

A perda de informação é muito mais comum do que imagina.

Já alguma vez perdeu o seu telemóvel, câmara ou tablet? Pois é. Os seus ficheiros poderiam ser recuperados através de um backup. Felizmente, atualmente a maioria dos telemóveis vêm com um sistema de cópia de segurança automática para a nuvem.

Mesmo que não perca o seu dispositivo, basta um pequeno acidente ou falha técnica pode acabar com todos os seus ficheiros importantes.

Alguns números interessantes:

  • 30% das pessoas nunca fizeram um backup
  • 113 telemóveis são perdidos ou roubados a cada minuto
  • 29% dos desastres são acidentais
  • 1 em cada 10 computadores é infectado com um vírus a cada mês

perda de dados sem cópias de segurança para

No entanto, não necessita de fazer parte destas estatísticas. Para isso, continue a ler este artigo.

ENTÃO COMO EU FAÇO UMA CÓPIA DE SEGURANÇA?

Existem duas formas comuns de realizar uma cópia de segurança dos seus ficheiros: através de um dispositivo de armazenamento externo (ex. pen drive ou disco externo), ou uma conta na nuvem.

É realmente muito fácil de fazer, e só terá esse trabalho uma vez!

 

BACKUP PARA UMA UNIDADE USB

Primeiro, vai precisar de um disco externo. De preferência um com mais espaço do que o disco do seu computador uma vez que poderá precisar de guardar mais do que uma cópia de segurança.

A boa notícia é que são cada vez mais baratos!

cópias de segurança para disco externo

WINDOWS 10

  1. Clique no Iniciar.
  2. Escreva ”definições de cópia de segurança” na caixa de pesquisa.
  3. Escolha ”Adicionar uma unidade” e escolha a unidade para onde quer fazer o backup
  4. O seu backup está configurado. Pode escolher “Mais opções” para definir a sua cópia de segurança mais pormenorizadamente.

Terminou! Agora o Windows fará regularmente o backup automaticamente a partir de agora enquanto trabalha normalmente. No entanto, lembre-se de sempre deixar seu disco externo ligado, ou se tem um computador portátil, defina um lembrete para o ligar periodicamente.

Parabéns por configurar o seu primeiro backup!

 

MacOS

Primeiro, ligue o seu disco rígido USB. Em seguida, siga as instruções abaixo para iniciar o backup automático do seu Mac!

**ATENÇÃO:** Verifique se a sua unidade USB está totalmente vazia! O Time Machine geralmente formata o disco para que possa fazer o backup. Se este é um novo disco e concorda com isto, continue a leitura!

  1. Abra o menu (no canto superior esquerdo do seu ecrã) e escolha Preferências do Sistema.
  2. Clique em “Time Machine”.
  3. Clique em “Selecionar Disco”.
  4. Escolha o seu disco rígido USB a partir da lista e clique em “Usar Disco”.

Pronto! O seu Mac fará a cópia de segurança automaticamente a partir de agora. Se estiver a usar um MacBook, certifique-se de ligar o seu disco rígido externo regularmente para que ele possa salvar seus ficheiros!

 

BACKUP ONLINE (NA “NUVEM”)

cloud storage backup

O backup online ou para a nuvem é certamente a melhor e mais simples forma de salvar os seus ficheiros na Internet. Ao contrário do backup para uma unidade USB, o backup online (ou cloud backup), a informação é guardada em um ou vários datacenters espalhados pelo mundo inteiro, com sistemas de protecção de informação muito mais avançados do que os que dispomos nas nossas casas ou escritórios. Através de serviços como o OneDriveDropbox, ou Google Drive poderá fazer uma cópia de segurança automáticamente da sua informação mais importante.

Esses “drives” na nuvem não oferecem muito espaço e guardam somente uma pasta do seu computador. No entanto, são excelentes ferramentas para estudantes e profissionais que precisam manter seguros os seus arquivos mais importantes.

Pode optar também por planos pagos. Dessa forma poderá ter quase todo o espaço que necessita para guardar todos os seus ficheiros. Caso tenha uma conta Office 365 tem uma disponível sem custos adicionais, uma vez que o vem no pacote com o Onedrive com 1TB de espaço, o que é mais do que suficiente para guardar toda a informação da maioria dos utilizadores.

 

FAZENDO O BACKUP DE TODO O COMPUTADOR

Caso queira fazer o backup de absolutamente TUDO (parabéns!) – existem várias soluções. Desta forma, mesmo que o seu disco avarie, poderá recuperar todo o seu sistema  e ficheiros em poucos minutos. na wisdom IT CONSULTING aconselhamos e comercializamos a ferramenta EaseUS® Todo Backup. Esta ferramenta existe tanto na versão gratuita como paga.

 

O COMPROMISSO DO DIA MUNDIAL DO BACKUP

world backup day dia mundial do backup

“Comprometo-me solenemente a fazer uma cópia de segurança dos meus documentos mais importantes e das minhas mais preciosas memórias no dia 31 de março.” (não esquecer de o fazer periodicamente também durante o resto do ano 🙂 )

Também informarei meus amigos e familiares sobre o Dia Mundial do Backup, porque os amigos não deixam amigos ficarem sem cópia de segurança!

O mais importante é que mesmo que aconteça alguma eventualidade, não perca os seus dados mais importantes porque estará protegido com uma cópia de segurança.

 

Na wisdom IT CONSULTING temos uma equipa que o aconselha sobre os melhores procedimentos e as melhores ferramentas para realização de backups e não se tenha que preocupar em perder a sua informação importante.

 

Fale já connosco através do Chat Online no canto inferior direito do nosso site, ou envie-nos uma mensagem.

 

Fonte: http://www.worldbackupday.com/pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.