O Potencial das Interfaces de voz nos Serviços Digitais

O Potencial das Interfaces de voz nos Serviços Digitais

Este é provavelmente um dos próximos passos a dar por parte de diversas empresas durante os próximos anos. As Interfaces de Voz podem bem vir a ser um contributo de peso para esbater as barreiras que impedem os “iliterados digitais” de se envolverem mais a a fundo com soluções tecnológicas. A wisdom IT CONSULTING hoje explora algumas questões por detrás das assistentes virtuais de voz.

Interfaces de voz: as potencialidades para Portugal

As possibilidades ao utilizarmos comandos por voz são ilimitadas. Aliás, de acordo com diversas perspetivas, esta poderá ser a oportunidade de uma maior e melhor integração digital. Neste sentido, imagine: E se vez de recorrer a elementos como o teclado ou o rato para escolher as suas opções pudesse simplesmente emitir um comando com a voz?

Ainda assim, Portugal encontra-se um pouco atrás nesta “corrida” de inovação tecnológica, visto que ainda há muitos iliterados digitais, nomeadamente pertencentes às gerações mais velhas. A implementação de serviços por tecnologia de voz não só iria melhorar a autonomia tecnológica, mas também iria permitir um aumento dos ganhos de eficiência. Em outras palavras, iria permitir a diversos indivíduos usufruir das vantagens da tecnologia a nível profissional e pessoal.

Assim, a democratização destes avanços tecnológicos vai permitir uma maior transição digital de Portugal para todo um mundo cheio de possibilidades. Apesar disso, o desafio é significativo para os portugueses, visto que é necessária a massificação de as soluções costumizadas em PT-PT.

O Potencial das Interfaces de voz nos Serviços Digitais

O futuro vai ser ativado pelos comandos por voz

Contudo, ainda existem diversas pessoas em Portugal estão familiarizadas com estas novas inovações tecnológicas. A tendência observa-se nomeadamente nos smartphones e smart tvs. Muitos certamente já ouviram falar da Alexa e da Siri, certo?

Além deste fator possibilitar uma simplificação das interações com os utilizadores, também irá permitir uma redução significativa de custos em diversos setores. Porém há dois tópicos importantes e determinantes neste avanço: a qualidade da captação de áudio, assim como a eficácia da conversão da voz em texto. Certas empresas estão inclusive a trabalhar na área de Interfaces de Voz para criar novas soluções que consigam identificar a “intenção” e sentimentos dos utilizadores.

O passo a ser dado certamente será de risco, porém para Portugal, a democratização deste avanço tecnológico permitirá à tecnologia de voz esbater barreiras em diversos sentidos. Será uma questão de tempo até as possibilidades dentro desta área conseguirem integrar mais que uma geração neste universo tecnológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.