Burlas Online: Tenha Atenção no OLX e Custo Justo

Burlas Online: Tenha Atenção no OLX e Custo Justo

Os utilizadores de plataformas de venda de particular a particular, como o OLX e Custo Justo, são os principais alvos destes esquemas de burlas. A wisdom IT CONSULTING hoje fala-lhe um pouco sobre como estes esquemas funcionam online e como diversos internautas caem nestas fraudes.

Burlas em plataformas de venda: Como normalmente funcionam

Os utilizadores das plataformas passam por ser vítimas de burla sem darem conta, normalmente começa com uma simples conversa no WhatsApp. Este ato surge com o pretexto de comprar um artigo que é colocado à venda na conta pessoal do OLX. Em seguida a pessoa envolvida no esquema pede à vítima para para utilizar as entregas OLX, afirmando que fez o pedido do artigo na plataforma. Normalmente a pessoa partilha o seguinte link: “” + o número do anúncio em questão.

blank

Poderá também gostar de ler: Phishing: Portugal é o Segundo País com maior número de ataques

Este link pede normalmente para inserir os dados do cartão de crédito. Se esses mesmos dados forem introduzidos a burla é consumada. Uma vez que são divulgados os dados do cartão bancário, passam de imediato à extração do dinheiro da conta que foi divulgada.

blank
illustration and painting

Recomendações e regras fundamentais

SIBS manifestando preocupação acerca do aumento das reclamações relativas a esquemas de burlas. A organização recomenda a adoção de recomendações e regras fundamentais para que os utilizadores acedam aos serviços financeiros com a máxima segurança. Poderá consultar estas regras no site e redes sociais do MB WAY:

  • Nunca adicione à sua conta um número de telemóvel que não possui ou desconhece. É possível efetuar esta ligação quer através do MULTIBANCO, quer seja através do homebanking.
  • Nunca deve seguir orientações de terceiros ou desconhecidos para fazer uma transação financeira, seja qual for, nomeadamente uma adesão ao serviço MB WAY. Da mesma forma, nunca deve fornecer dados ou códigos da sua conta a um desconhecido.
  • Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
  • Nenhuma entidade legítima lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que desconhece. Neste caso falamos de organizações tais como operadoras de comunicação ou de outros serviços. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
  • Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via sms, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima.
  • Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via sms.
  • Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente.
  • A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel. Isto serve para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida.
Burlas Online: Tenha Atenção no OLX e Custo Justo

Não perca ainda este artigo: As Implicações da COVID-19 para o Teletrabalho e a Cibersegurança

Proteja-se de esquemas e burlas online. Aproveite e saiba mais sobre as nossas soluções de segurança.

Descubra mais sobre a Panda Security e a Watchguard nos nossos serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.