Transformação digital e sustentabilidade: 4 benefícios da sua conciliação

blank

Atualmente, a sustentabilidade é um conceito quase omnipresente, reafirmando a sua importância perante a sociedade, as empresas e os consumidores.

A modernização, economia e o impacto são os três pilares que orientam as empresas na direção de novas tecnologias que conseguem conciliar transformação digital e sustentabilidade. A wisdom IT CONSULTING aproveita o momento para esclarecer os benefícios desta relação.

Em primeiro lugar, é importante ter uma noção sólida de ambos os temas, a começar pela transformação digital. Esse é o nome dado ao movimento tecnológico que orienta para o futuro da produtividade na era moderna.

transformação digital e sustentabilidade de mãos dadas através de uma parede

Transformação digital

Nas empresas, o objetivo da transformação digital é substituir processos manuais e recursos materiais pelas suas contrapartes digitais. Como exemplo, substituir o papel por tecnologias de armazenamento de documentos na nuvem ou assinaturas eletrónicas.

Este é um movimento que incentiva as empresas e indivíduos à modernização das suas rotinas, substituindo etapas e recursos físicos por soluções digitais — o que resulta numa maior poupança, aproveitamento e produtividade.

Sustentabilidade

E o que é a sustentabilidade corporativa?

 A sustentabilidade é um conceito fortemente fundamentado em pautas ambientais, sociais e económicas que enumera práticas, cuidados e observações importantes sobre o futuro da civilização e da sua relação com o meio ambiente.

Com as crescentes preocupações climáticas, esta ideia ganhou a força que há muito tempo reivindicava da sociedade, agora sendo popularmente discutida nas esferas da comunicação social, do mercado e dos governos. Mais do que nunca, há uma necessidade urgente de alcançar um mundo mais sustentável.

Para atingir esta meta, é preciso que exista uma colaboração plena entre diferentes países e sociedades. Além disso, também existem outros aspetos positivos inerentes à gestão de uma empresa sustentável.

Portanto, procurar a sustentabilidade não é mais uma virtude ideológica no mundo dos negócios, mas um fator de crescimento e competitividade. Agora, chega o momento de entender a relação destes conceitos na nossa realidade.

blank

Quais os benefícios de conciliar transformação digital e sustentabilidade?

A melhor forma de conciliar esses conceitos é implementar tecnologias para solucionar problemas específicos, aumentar a segurança, o desempenho e a velocidade da sua gestão.

Minimiza fraudes

Combinando soluções como a gestão digital e a assinatura eletrónica, a sua empresa diminui e potencialmente elimina a incidência de fraudes. Afinal, ambas as tecnologias aumentam a dificuldade na aplicação de práticas fraudulentas.

Otimiza processos

A assinatura eletrónica é uma tecnologia indispensável para qualquer negócio à procura de agilidade. Especificamente com a solução da DocuSign, o eSignature, os ganhos em produtividade são impactantes.

Reduz custos

Para muitos gestores, esta é a principal vantagem. Como todos sabemos, é notável o impacto de novas tecnologias nas operações, pois tudo o que consegue automatizar, digitalizar e agilizar reflete-se diretamente na economia da empresa, alcançando a importante redução de custos.

Com a assinatura eletrónica, isso vale tanto para o papel como para os eventuais serviços logísticos com estafetas e taxas burocráticas, como os cartórios. Afinal, todos os documentos assinados com a solução da DocuSign já carrega validade jurídica, garantindo proteção e velocidade na mesma medida.

Ameniza a necessidade de espaços físicos

A desmaterialização reduz a necessidade de manter espaços físicos. Combinado com o trabalho remoto, isso significa que as empresas adotarão posturas cada vez mais virtuais, economizando em deslocações e operando o máximo possível na esfera digital.

No final de contas, não há razão para evitar a modernização, pois a economia, agilidade, segurança e responsabilidade são os principais motivos para adotar esta transformação. A wisdom IT CONSULTING pode ajudar neste processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.