Rede 5G: o que é?

blank

A tecnologia sem fios começou com a rede 1G. Algum tempo depois, surgiu a tecnologia 2G, quando as empresas de telecomunicações deram possibilidade aos utilizadores enviarem mensagens de um dispositivo para o outro. O 3G permitiu às pessoas fazerem ligações, enviarem mensagens de texto e acederem à internet. O 4G para além de otimizar a tecnologia 3G também melhorou a velocidade de download e upload. Em seguida veio o LTE, que tornou a tecnologia 4G ainda mais rápida.


A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de uma grande evolução em relação à rede que é utilizada atualmente, a rede 4G.

As redes 5G prometem aos seus utilizadores uma maior e mais eficiente cobertura, bem como maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de ligações simultâneas.

O 5G possui uma velocidade e capacidade maiores que as atuais tecnologias sem fios, assim como um tempo de latência muito inferior, proporcionando aos utilizadores uma maior velocidade de download.

Esta tecnologia será construída com base na atual 4G LTE com uma velocidade significativamente mais rápida e com a capacidade de suportar o grande aumento do número de dispositivos que requerem acesso à internet desde: eletrodomésticos, interruptores, leds, entre outros equipamentos.

Deste modo, o 5G é o principal recurso para a implementação da Internet das Coisas ou “Internet of Things”, que tem como principal característica o incentivo para uma melhor integração dos dispositivos conectados à internet, como as TVs, automóveis, serviços de segurança, entre outros.

imagem ilustrativa da diferença entre a rede 5g e Wi-Fi 5GHz

Quais são as diferenças entre a rede 5G e o Wi-Fi 5GHz?

A internet 5G é o padrão mais recente de internet móvel, enquanto o 5GHz é uma faixa de frequência do sinal de wi-fi.

Esta nova tecnologia permite que smartphones e outros dispositivos similares possam usar dados moveis para ligar-se à Internet, mesmo que não estejam num local com sinal wi-fi.

As redes 5GHz, referem-se à tecnologia de transmissão de dados em redes sem fios domésticas, usadas normalmente nos routers.

Todos os routers precisam de transmitir os seus dados sem fios através de sinais, que pode ocorrer em duas frequências: 2.4GHz e 5GHz.


Apesar do wi-fi 5GHz ser muito mais rápido que o wi-fi 2.4GHz o alcance é menor. Hoje em dia quase todos os routers trabalham com estas duas frequências porque ainda existem muitos equipamentos que só operam na frequência 2.4GHz.

Procura uma rede mais rápida para a sua empresa? Entre em contacto com a wisdom IT! Nós podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.