Blog

Descubra aqui 5 previsões tecnológicas da IBM para 2021

2021 ainda está no começo. No entanto, já várias empresas e pessoas lançam as suas apostas em termos de previsões. Entre esses grupos está a IBM que já lançou algumas especulações tecnológicas que irão sofrer transformações relevantes em 2021. Áreas como a saúde, IA e automatização estão abrangidas nessas mesmas previsões. A wisdom IT CONSULTING revela-lhe as 5 especulações que estão a dar que falar.

Sem dúvida que a COVID-19 teve uma grande influência no que toca ao peso que as tecnologias estão a ganhar em vários setores. Mais que nunca as soluções tecnológicas e a sua evolução continuam a ser necessárias particularmente num período definindo como “o novo normal”.

Descubra aqui 5 previsões tecnológicas da IBM para 2021

Nas suas previsões a IBM prevê que os tópicos que estamos prestes a abordar continuem a ter uma grande influência no que toca aos nossos métodos de trabalho. Segundo os mesmos é provável que a tecnologia blockchain ganhe um peso relevante neste e nos próximos anos. Estas são as 5 principais previsões da IBM para este ano.

5 previsões tecnológicas da IBM para 2021

Blockchain como monitorizador de produtos de supermercado

Segundo a IBM uma das principais áreas que vai beneficiar rapidamente com a adoção de tecnologias blockchain é a das cadeia de fornecimento de alimentos. Aliás serão dos primeiros a adotar e a normalizar este método nas suas atividades laborais. Como resultado tal acabará por fazer com que mais produtos sejam monitorizados pela tecnologia, muitos dos quais vemos numa ida ao supermercado.

Um dos benefícios para os fornecedores de alimentos prende-se com o facto de os produtores poderem optar por áreas específicas dentro dessa tecnologia. Por conseguinte terão a possibilidade de montar as suas próprias redes para produtos como café, vinho, ou até marisco. Esta tecnologia também terá um papel de peso no que toca a levar muitos dos produtos que sejam rastreados quer a supermercados quer a cadeias de distribuição.

Blockchain vai ser grande aliada na campanha da vacinação

Muito se tem falado na questão da vacinação para a COVID-19. Tendo em conta a quantidade necessária para proteger a população mundial, sem dúvida que o blockchain será um grande aliado. Em suma a tecnologia será útil no que toca ao fornecimento de uma visão precisa do inventário, bem como na otimização da respetiva alocação das vacinas. Além disso será um grande aliado dentro de outros tópicos ligados à distribuição, manutenção das cadeias de frio e até irá ajudar com questões de fraude.

Tokens vão ajudar a reduzir burocracia e a valorizar stocks

Em 2021 a tendência para a “tokenização” vai-se revelar um aliado no fornecimento de níveis adicionais de segurança e eficiência em diversas cadeias de abastecimentos. A digitalização de stocks irá ajudar a dar a diversas organizações a possibilidade de maior controlo e compressão dos seus ativos líquidos.

Além disso também as irá ajudar a tomar decisões mais informadas. Por conseguinte, além da maior valorização de stocks, o número de burocracia será reduzido graças ao fator mencionado anteriormente.

Normalização dos atestados médicos digitais

A digitalização de processos médicos não é de todo uma novidade, no entanto, a IBM aposta que em breve será possível no caso dos atestados para regresso ao trabalho. Isto em parte também se deve ao boost que a pandemia veio a dar no que toca à criação de uma plataforma de registo de saúde digital acessível quer para organizações governamentais, ou privadas. Deste modo estes processos serão mais facilmente agilizados.

Avanço da Inteligência artificial e automatização

Por fim mencionamos um tema que já temos vindo a abordar anteriormente: a Inteligência Artificial, bem como a automatização. Estes dois fatores aliados à tecnologia blockchain sem dúvida que permitirão uma melhoria de diversos processos em várias áreas de negócio. Também serão fatores que irão ter peso numa tomada de decisões mais práticas.

Relembramos que a tecnologia aliada à Inteligência Artificial, bem como as questões ligadas à questão da privacidade cada vez mais entram em discussão à medida que as formas de IA evoluem cada vez mais. Não nos esqueçamos de que a Europa respondeu a estes desafios com a diretiva do RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados) com vista a proteger a privacidade dos seus cidadãos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.