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O Potencial das Interfaces de voz nos Serviços Digitais

Este é provavelmente um dos próximos passos a dar por parte de diversas empresas durante os próximos anos. As Interfaces de Voz podem bem vir a ser um contributo de peso para esbater as barreiras que impedem os “iliterados digitais” de se envolverem mais a a fundo com soluções tecnológicas. A wisdom IT CONSULTING hoje explora algumas questões por detrás das assistentes virtuais de voz.

Interfaces de voz: as potencialidades para Portugal

As possibilidades ao utilizarmos comandos por voz são ilimitadas. Aliás, de acordo com diversas perspetivas, esta poderá ser a oportunidade de uma maior e melhor integração digital. Neste sentido, imagine: E se vez de recorrer a elementos como o teclado ou o rato para escolher as suas opções pudesse simplesmente emitir um comando com a voz?

Ainda assim, Portugal encontra-se um pouco atrás nesta “corrida” de inovação tecnológica, visto que ainda há muitos iliterados digitais, nomeadamente pertencentes às gerações mais velhas. A implementação de serviços por tecnologia de voz não só iria melhorar a autonomia tecnológica, mas também iria permitir um aumento dos ganhos de eficiência. Em outras palavras, iria permitir a diversos indivíduos usufruir das vantagens da tecnologia a nível profissional e pessoal.

Assim, a democratização destes avanços tecnológicos vai permitir uma maior transição digital de Portugal para todo um mundo cheio de possibilidades. Apesar disso, o desafio é significativo para os portugueses, visto que é necessária a massificação de as soluções costumizadas em PT-PT.

O Potencial das Interfaces de voz nos Serviços Digitais

O futuro vai ser ativado pelos comandos por voz

Contudo, ainda existem diversas pessoas em Portugal estão familiarizadas com estas novas inovações tecnológicas. A tendência observa-se nomeadamente nos smartphones e smart tvs. Muitos certamente já ouviram falar da Alexa e da Siri, certo?

Além deste fator possibilitar uma simplificação das interações com os utilizadores, também irá permitir uma redução significativa de custos em diversos setores. Porém há dois tópicos importantes e determinantes neste avanço: a qualidade da captação de áudio, assim como a eficácia da conversão da voz em texto. Certas empresas estão inclusive a trabalhar na área de Interfaces de Voz para criar novas soluções que consigam identificar a “intenção” e sentimentos dos utilizadores.

O passo a ser dado certamente será de risco, porém para Portugal, a democratização deste avanço tecnológico permitirá à tecnologia de voz esbater barreiras em diversos sentidos. Será uma questão de tempo até as possibilidades dentro desta área conseguirem integrar mais que uma geração neste universo tecnológico.

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