Blog

Perdeu os dados do seu computador? Este artigo é para si!

Perder os nossos dados é sem dúvida o problema mais frustrantes para quem trabalha com computadores diariamente.  Antes de destruir o seu computador, leia este artigo.

A melhor forma de evitar que isto aconteça é apostar na prevenção, fazendo cópias de segurança regularmente e/ou usar plataformas cloud que garantam a salvaguarda contínua dos nossos dados. No entanto, caso o mal esteja feito, e este não seja o seu caso (certamente que não é cliente da wisdom IT CONSULTING), recomendamos que leia o nosso artigo sobre este tema, pois irá certamente ajudá-lo.

Perdeu os dados do seu computador? Este artigo é para si!

Não utilize mais o seu disco!!! Se apagou os seus dados, continuar a trabalhar no disco, poderá fazer com que os sectores onde a informação estava guardada, sejam substituídos por nova informação, corrompendo os dados anteriores, fazendo com que possa ser impossível de recuperar;

Um dos casos mais simples de resolver, é quando se elimina inadvertidamente um ficheiro. Nesse caso, não use mais o disco, e ligue-o externamente num computador secundário, instale um software de recuperação de dados, como o Recuva. Procure no disco, e irá ser apresentada uma lista com os ficheiros que foram eliminados. Selecione o que perdeu, e restaure-o numa localização diferente da original;

Caso o disco não seja reconhecido, ou apresente um comportamento inconstante, é provável que apresente problemas mecânicos ou eletrónicos. Encoste o ouvido no disco (caso se trate de um disco HDD) e esteja atento ao barulho típico barulho típico de um disco nestas condições. Será algo como “clack clack clack”, “tik, tik, tik”, o o spin-on/spin-off constante do disco, ou algum outro ruído ritmado. Caso aconteça, significa que algum componente eletrónico ou mecânico avariou, e assim sendo, deverá desligá-lo o mais rápido possível pois o seu funcionamento poderá provocar danos na superfície dos discos. Neste caso, para recuperar, deverá ser enviado para um laboratório especializado na recuperação de dados para proceder à sua abertura em ambiente apropriado, por forma a garantir os discos não entram em contacto com nenhumas partículas, e proceder à substituição ou reparação dos componentes danificados. A wisdom IT CONSULTING tem parcerias com centros de recuperação de dados e trata de todo este processo por si.

Caso o disco esteja a funcionar bem mecanicamente, mas não apresentar nenhum volume/partição, poderá significar que teve algum problema com o mbr (Master Boot Record), ou com a tabela de partições. Existem vários programas para recuperar partições perdidas ou corrompidas, como o [email protected] Partition Recovery.

Caso nenhum destes métodos funcione, deverá enviar o seu disco para ser analisado por especialistas. Nunca, em momento algum, abra o disco, dê pancadas, coloque no frigorífico ou congelador ou aplique alguma corrente no mesmo. Qualquer um destes métodos poderá fazer com que perca toda a sua informação permanentemente. A melhor alternativa é enviar para profissionais especializados para que o analisem em laboratório e possam proceder à salvaguarda segura da sua informação.

Perdeu os dados do seu computador? Este artigo é para si!

Caso tenha perdido a sua informação, entre em contacto connosco. Recuperamos todos os dados do seu disco HDD ou SSD. O diagnóstico de recuperação é 100% gratuito, e tem a garantia que só paga se recuperarmos a sua informação.

Ficou com alguma dúvida? Contacte-nos!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.