SELFIE: Ferramenta permite avaliar impacto das tecnologias no ensino

SELFIE: Ferramenta permite avaliar impacto das tecnologias no ensino

SELFIE é o nome de uma nova plataforma criada pela Comissão Europeia. O seu objetivo é ajudar a avaliar se as escolas estão a conseguir tirar partido das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. A wisdom IT CONSULTING vai mostrar-lhe quais os objetivos desta ferramenta online bastante intuitiva.

SELFIE: Ferramenta permite avaliar impacto das tecnologias no ensino

O que é a SELFIE?

SELFIE é o nome da nova plataforma digital criada pela CE com o objetivo de ajudar a moldar o futuro do ensino face à era digital. Nesse sentido a plataforma pretende ajudar professores, alunos e dirigentes escolares a expressar as suas opiniões face ao aproveitamento das tecnologias nas escolas.

Até 4 de setembro, esta iniciativa pretende ouvir as diferentes partes das comunidades escolares relativamente ao impacto que o ensino à distância teve. Em seguida, a longo prazo a SELFIE visa ajudar na melhoria da literacia digital dos cidadãos da UA. Em suma, a iniciativa pretende ajudar os países da UE a trabalharem juntos para melhor adaptarem os seus sistemas de educação à era digital.

Como é que essa ferramenta funciona nesse sentido?

A plataforma digital providencia questionários para diferentes públicos dentro da comunidade escolar. Com a finalidade de avaliar o impacto da tecnologia na educação, são abordadas questões tais como a disponibilização de equipamento, o acesso à Internet, a estratégia digital da escola, etc..

Com a finalidade de analisar o impacto destas questões, há questionários especificamente dirigidos aos professores e dirigentes escolares. No caso das crianças, os questionários serão apresentados em contexto de sala de aula. Neste sentido, para que as questões sejam respondidas é necessário acesso à internet e um computador ou dispositivo móvel.

É de salientar que esta ferramenta não irá avaliar qualquer outra plataforma, produto ou software que seja utilizado por uma determinada escola. Desse modo o foco da avaliação neste caso será debruçado sobre boas práticas de aprendizagem e ensino que poderão ser utilizados com o suporte de ferramentas tecnológicas.

Como aderir a esta plataforma online?

A Comissão Europeia lançou um vídeo para esta plataforma em 2018, altura na qual o projeto estava a ser desenvolvido. Contudo, a pandemia da COVID-19 trouxe um novo sentido ao SELFIE que agora será usado para ajudar os países da UE a adaptarem a tecnologia à área da educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.