Começou o Mês Europeu da Cibersegurança, este ano sob o mote “Think before U click”. Mais uma vez a data pretende alertar e consciencializar para o lado mau da Internet. A wisdom IT CONSULTING explica-lhe o propósito desta iniciativa anual.
O que esperar deste Mês Europeu da Cibersegurança?
Neste mês Europeu da Cibersegurança, a iniciativa irá apresentar um programa dedicado a diversas questões ligadas à segurança online. Esta trata-se de uma data coordenada pela ENISA, com o apoio de diversos parceiros dos Estados-membros e internacionais.
Os temas deste ano têm em conta a explosão no comércio eletrónico por conta da COVID-19. Nesse sentido, serão abordados temas como o phishing, email marketing e até a fraude em compras online.
Em destaque no programa deste ano está o tópico das competências digitais. Uma vez que a falta de especialistas em cibersegurança é um constrangimento, não é de admirar que o tópico esteja em destaque. A saber que segundo os últimos dados de Bruxelas, seriam necessários aproximadamente 300.000 trabalhadores só nesta área, na UE. Nesse sentido, até 16 de outubro, estarão a decorrer iniciativas ligadas a este tema.
Além disso, de 17 a 31 de outubro, o foco do evento muda para a ciberfraude. De maneira idêntica, serão abordadas questões sobre as ameaças que “circulam” atualmente nesta área. Ou seja, falamos de riscos que aumentaram graças ao cenário de pandemia que o mundo viveu este ano.
E em Portugal?
Relembramos que no caso de Portugal os ataques DDoS tiveram um aumento de cerca de 217%. Além disso, fomos o segundo país que registou a maior percentagem de utilizadores atacados por phishing e spam (13,51%).
Em suma, as técnicas mais recentes envolvem o forjar de e-mails, bem como de sites de organizações. Pode ser ataque particularmente perigoso no caso do hacker ter acesso a um e-mail de um colaborador de uma empresa.
Para saber mais sobre todas as atividades do Mês Europeu da Cibersegurança, poderá consultar o programa e os conselhos aqui.