Graças à pandemia da COVID-19, muitas pessoas viram-se obrigadas a alterar os seus hábitos profissionais e pessoais. Apesar de tudo, não há dúvidas que a tecnologia existe para colmatar esses inconvenientes. A wisdom IT CONSULTING explica-lhe como o teletrabalho ajudou muitas organizações a suportarem o período de pandemia.
Como a pandemia redefiniu o trabalho tradicional
Foram várias as empresas apanhadas de surpresa com a situação de pandemia que está a marcar o ano de 2020. Nessa altura todas as empresas agiram com o objetivo de controlar o impacto que o Estado de Emergência teve em diversas atividades laborais.
Atualmente para muitos o teletrabalho tornou-se numa realidade. Além disso são várias as empresas que não só se adaptaram a esta nova forma de trabalhar, mas também que fizeram disso um hábito. Em suma, muitos não pararam, apenas se reorganizaram.
Teletrabalho veio para ficar?
Uma coisa é certa: o teletrabalho não é uma tendência de agora. Antes mesmo do Estado de Emergência ter sido implementado, algumas organizações já tinham falado dessa possibilidade. Porém, a situação extraordinária que marcou 2020 colocou essa possibilidade na perspetiva de diversas organizações.
Contudo, ainda há diversas pessoas que defendem que o contacto humano é essencial para manter as boas relações laborais. Ainda assim a existência de conferências por videoconferência ajuda a compensar pela falta de ausência física e permite uma comunicação em tempo real.
Muitos acreditam que a chave para o sucesso das organizações no futuro irá passar pelo equilíbrio entre trabalho presencial e virtual. As evoluções tecnológicas irão passar por implementar aos poucos uma realidade aumentada ou virtual. Sem dúvida que estamos a caminhas em direção de um modelo mais misto, que irá ajudar a privilegiar os benefícios de estar em remoto .