blank

WWDC 21: Veja as principais novidades da Apple relativamente a segurança

WWDC 21: Veja as principais novidades da Apple relativamente a segurança

Recentemente decorreu mais uma edição do WWDC 21, no qual a Apple anunciou as suas principais novidades relativamente aos sistemas operativos da empresa para iPhone, iPad e Mac. Além disso alguns outros pontos que passaram mais despercebidos envolveram novas funcionalidades de segurança, bem como uma maior garantia de privacidade para os seus utilizadores. A wisdom IT CONSULTING mostra-lhe alguns dos principais pontos a reter desta iniciativa anual da Apple.

WWDC 21: Veja as principais novidades da Apple relativamente a segurança
Image by Apple

Mais uma vez o Apple Worldwide Developers Conference 2021 (WWDC 21) foi transmitido em direto da Apple Park em Cupertino A edição foi totalmente digital por conta da pandemia do COVID-19 à semelhança do ano passado. Após o habitual discurso protagonizado por Tim Cook, a edição deste ano revelou novidades referentes aos seus produtos e funcionalidades que poderão surpreender alguns.

Descubra aqui algumas novidades do WWDC 21

Que mudanças tem a Apple na questão da privacidade?

blank
Image by Apple

Durante o evento a Apple assegurou estar ciente de que a privacidade é um direito humano independentemente dos avanços tecnológicos. A empresa este ano expressou a sua vontade de pretender proteger os dados dos utilizadores, enquanto que incentiva a uma maior transparência. Aliás, salientamos que o novo sistema da Apple protege o email dos utilizadores escondendo o seu IP. Aliás, é de salientar que os utilizadores sabem tudo o que as apps estão a fazer, se acedem a dados sensíveis, e quando as mesmas foram utilizadas pela última vez.

Entre algumas das novidades reveladas no WWDC 21, destacamos novas possibilidades de os utilizadores se autenticarem sem recorrerem a passwords. Há ainda um novo método de autenticação (Passkeys), que ainda está numa fase inicial de desenvolvimento. Assim que essa aplicação estiver pronta, o utilizador precisará apenas de um nome e de usar o Face ID ou Touch ID para confirmar a sua identidade. A novidade estará disponível brevemente para o iOS 15 e macOS Monterey.

WWDC 21: Veja as principais novidades da Apple relativamente a segurança
Image by Apple

WWDC 21: macOS Monterey

Falando no macOS Monterey estará para breve uma funcionalidade que promete facilitar o processo de “limpeza” do computador. Baseada numa opção já existente para iPhone e iPad, bastará apenas um “click” para eliminar todos os dados e programas instalados no computador.

WWDC 21: Veja as principais novidades da Apple relativamente a segurança
Image by Apple

WWDC 21: iOS 15

No caso do iOS 15, o dispositivo ganhou uma nova funcionalidade: a “Secure Paste”. O seu principal propósito é o de ajudar os utilizadores a proteger os dados que têm na sua área de transferência. Nesse sentido será possível copiar e colar informação de uma aplicação para outra, sem que a segunda consiga aceder aos dados transferidos até que o utilizador os cole.

Com efeito, muitas das novidades do WWDC21 foram centradas na questão da segurança e privacidade. A Apple pretende apresentar ainda aos seus utilizadores novas possibilidades relativamente à instalação de atualizações no iPhone. Nesse sentido, quem o desejar, poderá atualizar todo o sistema operativo assim que o mesmo esteja disponível para o público. No entanto, no caso de outros utilizadores que o desejem podem instalar apenas as atualizações de segurança e manter-se na versão 14 do iOS até estarem prontos para avançar.

Lembrete: os sistemas operativos anunciados no WWDC 21 já estão disponíveis na versão Beta

Segundo Tim Cook, CEO da Apple, os sistemas operativos anunciados no WWDC já estão disponíveis na versão Beta para programadores. Além disso, a versão Beta pública vai chegar em julho. As versões finais do iOS e iPadOS 15, macOS Monterey, WatchOS 8 e restantes sistemas estarão disponíveis no Outono deste ano.

Além das novidades da WWDC 21, descubra ainda algumas das soluções de segurança da wisdom IT CONSULTING

Se o que precisa é de um software antivírus ou de uma solução de segurança de IT, nós vamos apresentar uma proposta à sua medida.

Contacte-nos para saber mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.